|° Boa Mente | Saúde Integrativa
Terapias Integrativas

Terapias Integrativas

 

2015-05-26 22.29.36_

Terapia é toda intervenção que visa tratar questões somáticas, emocionais, psíquicas ou psicossomáticas, suas causas e seus sintomas, com o fim de obter um restabelecimento da saúde ou do bem-estar do indivíduo.

O efeito da terapia é consequência de um tratamento particular e subjetivo, o qual a proposta deve ser benéfica. Isto se torna verdade se o resultado era esperado, inesperado ou ainda uma consequência involuntária do tratamento.

O que diferencia um efeito terapêutico de um efeito colateral é uma questão tanto da natureza da situação em que um tratamento é utilizado e quanto dos objetivos do tratamento.

 

Aprofundando no conceito de Terapia, advento da Psicologia

O termo “psico” tem origem grega, vem de psiquê [Ψ], cujo significado é alma. Já o termo “terapia”, também de origem grega, tem o significado de tratamento ou cuidado com a saúde. Desta forma, psicoterapia significa tratamento da alma. Aqueles que tratam ou cuidam de almas são os psicoterapeutas.

 

 

As Terapias Complementares são a forma de ver o indivíduo de maneira integral, levando em consideração seus aspectos físicos, psicológicos e energéticos. Também é conhecida como terapia holística.

 

Entendendo as terapias complementares

O nome “Terapia Alternativa” vem aos poucos sendo substituído por “Terapia Complementar”, uma vez que este tipo de prática vem se tornando cada vez mais comum no Ocidente.

A medicina tradicional chinesa comprova o reconhecimento e o espaço que este tratamento vem conquistando em muitos países fora do Oriente, inclusive, no Brasil.

Uma de suas terapias mais conhecidas, a Acupuntura, apesar de já ser utilizada pelos chineses há cinco mil anos, conquistou finalmente seu reconhecimento pelo Conselho Regional de Medicina brasileiro.

Cada vez mais e mais pessoas buscam as terapias complementares para tratar de muitas situações de enfermidade causadas por desequilíbrios orgânicos, que são tão comuns ao homem moderno. Hoje, alguns destes tratamentos propostos pelo Boa Mente já podem ser encontrados, inclusive, no SUS – Sistema Único de Saúde.

Falando de uma maneira mais científica, poderíamos dizer que a Psicologia também é uma ciência que estuda o comportamento humano e seus processos mentais, ou seja, estuda o que motiva, sustenta o comportamento humano, os processos mentais, a sensação, a emoção, a percepção, a aprendizagem, a inteligência.

Assim, qualquer disfunção comportamental ou “mental” é objeto de estudo e atuação psicoterapêutica.

O homem, desde os primórdios da humanidade, vem desenvolvendo ações para com o cuidado com as almas e/ou mentes. O homem dito primitivo, ou pré-histórico, de cerca de 5 a 10.000 anos, não conhecia a escrita e seus conhecimentos eram passados oralmente de geração a geração. De modo geral, todas as sociedades primitivas viviam de forma totalmente integrada à natureza.

A concepção adotada nesta época admitia que o ser humano era um ser integrado à natureza e ao Cosmos. Assim, o homem era parte integrante do todo, da natureza, e também formado por elementos desse todo. Essa visão explicativa sobre a natureza humana deu origem a um sistema de explicações para se compreender o mundo e o próprio homem.

Fonte Base: PORTAL EDUCAÇÃO

Open chat
Fale conosco!
Olá 👋
Podemos te ajudar?