|° Boa Mente | Saúde Integrativa
Balanceamento Corporal

Balanceamento Corporal

Balanceamento Corporal

Terapia estimulante para o corpo e para a mente

 

Metas

Flexibilidade, mobilidade, correção de postura, desbloqueio emocional e equilíbrio.

Sinta-se melhor quando estiver livre e relaxado.

Não é coincidência que a expressão “Balanceamento Corporal” significa relaxar alinhadamente. Um corpo relaxado tende a corresponder com uma mente relaxada. Esta rotina o mantém em movimento e respirando para liberar a tensão. Os movimentos atingem os ombros, costas e tórax para permitir uma respiração mais profunda e um melhor relaxamento.

Surpreenda-se com o que o seu corpo pode desbloquear de acordo com as limitações pessoais.

Est terapia, além da investigação terapêutica pela fala, tem como objetivo descobrir que cada atitude de caráter tem uma atitude física correspondente e que a personalidade do indivíduo é expressa corporalmente sob a forma de rigidez muscular, tensão ou encurtamento.

A Psicologia Corporal é uma ciência que estuda o homem em seu aspecto somatopsicodinâmico, onde o corpo e a mente são trabalhados em seu conjunto e em sua relação funcional.

Suas raízes encontram-se nos trabalhos desenvolvidos por Wilhelm Reich (1897-1957), que abandonou a técnica da psicanálise quando descobriu que o corpo contém a história de cada indivíduo e é por meio dele que deveríamos buscar resgatar as emoções mais profundas.

Reich começou a trabalhar, então, no relaxamento da couraça muscular. Ele descobriu que a perda da couraça muscular libertava energia libidinal e auxiliava o processo de psicanálise. O trabalho psiquiátrico de Reich lidava cada vez mais com a libertação de emoções (prazer, raiva, ansiedade) através do trabalho com o corpo. Ele descobriu que isto conduzia a uma vivência muito mais intensa do que o material infantil trabalhado pela psicanálise.

“Desde a época de Hipócrates acreditava-se que a mente e o corpo influenciavam-se mutuamente”. Apesar dessa relação ter sido rejeitada pela medicina e negligenciada pela própria psicologia durante anos, acabou tornando-se uma das mais fascinantes áreas de pesquisa que hoje faz uso de técnicas sofisticadas que vão desde a utilização de imagens por ressonância magnética e tomografia por emissão de pósitrons até os estudos genéticos dos neurotransmissores.

O corpo não é mais considerado um depositário da alma, como se propunha na idade antiga; ainda no útero, comunica-se e faz contato com as pessoas e com o mundo que o rodeia, sentindo e respondendo aos estímulos do meio, principalmente aos estresses, que vão sendo gravados no corpo e permanecem ancorados na memória celular. Mais tarde, podem vir à tona e trazer como consequência a manifestação de inúmeras doenças.

A Psicologia Corporal é uma ciência que se dedica a estudar as manifestações comportamentais e energéticas da mente sobre o corpo e do corpo sobre a mente, tratando-as em seu conjunto e em sua relação funcional. Tem por objetivo reencontrar a capacidade do ser humano em regular a sua própria energia e, por consequência, seus pensamentos e emoções.

Três instrumentos principais são usados para dissolver os bloqueios interiores através do corpo:

  1. Armazenamento de energia no corpo por meio de respiração profunda;
  2. Ataque direto dos músculos cronicamente tensos (por meio de pressão, massagens e assim por diante) a fim de soltá-los;
  3. Manutenção da cooperação do cliente lidando abertamente com quaisquer resistências ou restrições que emergem nas sessões.

Wilhelm Reich (1896-1957): “Um caminho precisa ser percorrido para se descobrir que o corpo é o inconsciente visível”.

 

Algumas posturas básicas

 

Postura fácil sentada

FLEXIBILIDADE, RESPIRAÇÃO | INICIANTE

Imagem representativa: Postura de abertura lateral em pé / Postura de rotação da cintura.

Postura de abertura lateral em pé / Postura de rotação da coluna.

 

FLEXIBILIDADE, MOBILIDADE | INICIANTE

Imagem representativa: Meia postura do alongamento intenso.

Meia postura do alongamento intenso (grounding). Para Alexander Lowen, estar grounding é estar em contato com a realidade; estar em contato com o chão; enraizar-se, estar sobre os próprios pés e pernas com firmeza.

Open chat
Fale conosco!
Olá 👋
Podemos te ajudar?